#2 – Calle Abtao – Valparaíso – Chile
Como já comentei aqui, na página sobre, a ideia de colocar o PLACA DE RUA na rede, teve um despertar muito grande quando estava visitando Valparaíso, no Chile. Amei visitar aquele país que tem forma única de tira, porém, que desfruta de deserto, costa do pacífico, pessoas legais, Cordilheira dos Andes e a riqueza da Patagônia.
Amei ainda mais quando cheguei em Valparaíso. Não pela estrutura favelizada, mas talvez pela história mesclada com arte que está em cada muro dos Cerros. Talvez pelas terrazas com vistas impressionantes do mar, do porto, das casinhas coloridas e dos grafites. Talvez pelo som das músicas da boemia que emanam de cada beco.
Quem sabe pelo café delicioso acompanhado do brownie coberto de sorvete, no espaço pequeno do recinto, mas com uma vista perfeita…
Do mesmo modo que fisgou o escritor, poeta, pensador, político, diplomata e Nobel de Literatura Pablo Neruda, fisgou o Old Misa também.
Mesmo o dono do hostel pedindo muito cuidado e atenção com meus pertences, foi um lugar em que me senti muito bem para admirar e falar de uma pequeña calle ubicada en el Cerro Concepción.
Calle Abtao.
Abtao alude ao combate naval de 1866, na Ilha Abtao, do arquipélago de Calbuco – Região de Los Lagos (muito próximo de Chiloé – Chile).
Uma esquadra espanhola e uma frota aliada chileno/peruana guerrearam sem chegar a resultados satisfatórios, porém, a historiografia aliada considera o combate naval de Abtao como uma vitória estratégica por considerar que as fragatas espanholas se retiraram sem cumprir sua missão.
Quase cem anos depois, em 1953, a poderosa marinha inglesa, lançou o submarino Abtao, que foi adquirido pelo Peru em 1957.
Atualmente, o submarino Abtao é uma mostra que pertence ao Museu Naval do Peru e está ancorado em Lima. E claro, o nome é uma homenagem a um dos combates mais importantes da história do Peru/Chile.
Me resta agora, contemplar a última placa de rua inserida no muro grafitado da pequena calle abtao, do Cerro Concepción, pegar um tradicional ascensor e desfrutar um delicioso terremoto (drinque clássico chileno).
Old Misa