#18 – Calle Cervantes – Potes – Cantabria – España

Calle Cervantes em Potes, Cantabria

É ótimo quando quase todos os passageiros, ao pisar no aeroporto MAD – Barajas, só querem saber de Madrid e Barcelona. Isso vale para as cidades e também para os ricos times de futebol. É ótimo porque deixa todo o restante do lindo país ibérico livre para ser explorado e vivenciado e hoje vou falar de um lugar fascinante e desconhecido, chamado Potes.

Localizado no norte da Espanha, precisamente na Comunidade Autônoma de Cantabria, Potes foi um dos pueblos que mais me encantou.

Desde 2009, a foto que permance no meu perfil do Couchsurfing, foi tirada naquele pueblo. Não é de nenhuma fancy placa de rua, mas de uma hermosa vista das casinhas e montanhas da Cantabria Infinita.

Em Potes, ou melhor, em toda Cantabria, a natureza e a paisagem são espetaculares. As montanhas e os rios são preciosos.

O que não consigo mesmo esquecer é o cheiro das vacas no campo, o mesmo cheirinho da minha infância. Aquele que emana da vida campesina nos inúmeros núcleos rurais de Potes.

Não são como os imensos latifúndios de monocultura do Mato Grosso, com colheitadeiras (verdes) caríssimas e voltados unicamente para a exportação.

Potes está mais para uma pequena aldeia campesina, cercada por montanhas e agrupada por limitados pedaços de terra que poderiam ser como nossos quintais ou jardins. As condições da vida pastoril parecem duras para aqueles velhinhos na casa dos 70 anos, subindo as ruas de pedra, com a única ajuda de uma bengala.

Geralmente seus habitantes compram gado no Mercado Nacional de Ganados de Torrelavega, têm alguma reserva na Caja Cantabria e sua diversão está em assistir as partidas de bolo palma, na cancha ao lado da igreja.

Depois de tirar fotos e cruzar a ponte de San Cayetano, desça as escadas de pedra e caminhe um pouco ao lado do rio Quiviesa. Tire mais fotos.

Admirando a arquitetura norteña das casinhas de pedra e varandas repletas de flores, caminhe mais um pouco até ao Centro Cultural Torre del Infantado, para conhecer a exposição permanente “el cosmos de beato de Liébana”. Suba até a torre e aprecie a vista de Potes, dos rios Quiviesa e Deva e um pedaço dos Picos de Europa. Tire mais fotos, pois você está no melhor lugar para isso.

Que bom que é primavera e o dia está bonito. Perfeito para mais uma foto que ficará armazenada na minha pasta azul, denominada carinhosamente PLACA DE RUA.

Bom mesmo é abrir o baú (leia-se HD), selecionar alguma placa de rua daquela cidade rural e compartilhar com vocês. A calle de hoje termina nos correios de Potes. É bem pequena, mas faz uma referência grandiosa ao poeta, romancista e dramaturgo Miguel de Cervantes Saavedra.

A placa da Calle Cervantes segue o mesmo estilo da cidade, esculpido em pedra e eu gosto disso.

Cervantes é o autor de Don Quixote de la Mancha. Livro bastante conhecido e considerado, simplesmente, o melhor romance já escrito.

Sua influência na língua castelhana é enorme. Observe que do mesmo modo que a França propaga sua cultura ao redor do mundo por meio da Aliança Francesa e o Reino Unido o faz através da Cultura Inglesa, a Espanha faz a mesma coisa, por meio do Instituto Cervantes.

Bueno… Aproveite que você está na Cantabria Infinita e procure um lugar para compartilhar um Cocido Lebaniego. É forte e você deve comer aquilo.

É triste ter que partir e deixar Potes, mas recomendo fortemente comprar pelo menos uma garrafa de uma bebida típica da região, conhecida como Crema de Orujo. Essa foi uma das melhores bebidas que já provei…

Tripulação… Vai por mim…

Old Misa

#17 – Avenida 22 de abril – Rua do Golfo – Porto Seguro – BA
#19 – Calle Ituzaingó – Montevideo – Uruguay

Comments

  1. Grande Misa! Parabéns já pode começar a escrever um romance riqueza de detalhes na narrativa incrível. .salve salve Dilas. ….

    • Valeu Mano Harold!!
      Quero saber quando vai rolar Natiruts, teres (trincando o dente de gelado) e churrasco de novo??
      Abraço irmão!

  2. Diego Costa Monteiro
    dezembro 19, 2017 - 5:38 pm

    Velho misa

    • Velho Monteiro, Você comprou cerveja quente dos imigrantes na porta da estação Tribunal, em Madrid??
      Quero saber da sua trip e se curtiu Salamanca…
      Abraço Irmão!

  3. Francisco EGIDIO
    dezembro 28, 2017 - 9:48 pm

    Ótima narrativa. Fiquei com vontade de conhecer. Parabéns aí amigo 👏👏👏

    • Valeu sócio!!
      Além de Barcelona, vale muito a pena conhecer Cantabria, Galícia e Andalucía…
      Obrigado irmão!

Deixe uma resposta