#22 – 3ra. Calle De Cena Obscuras – Taxco – México
Quando estava tomando tequila por tierras calientes mexicanas (arriba – abajo – al centro – adentro), um amigo aconselhou a viajar para uma cidade chamada Taxco de Alarcón, apenas para ficar hospedado em um hotel. Logo que comecei a viajar isso seria impensável. Sempre escolhi meus destinos pelo que a cidade tem a oferecer e nunca pelo hotel em si.
Isso pode até ser verdade e funcionar bem para resorts no sistema “all inclusive”, mas não para hotéis. Porém, algo aconteceu quando segui o conselho do meu amigo e fiz o check-in em Taxco, no famoso hotel MonteTaxco.
O hotel era realmente excelente. Ficava no topo de uma montanha e com uma vista incrível para a cidade. Havia, até mesmo, um teleférico que partia de dentro do hotel para a cidade.
Tripulação… para quem sempre frequentou quartos compartilhados com muitas pessoas em albergues de “cena obscuras”, aquilo foi um salto.
Pagando em pesos mexicanos e com um pouco de planejamento (ojalá uma mega promoção), até que não parece tão distante para nós, meros mortais.
Há uma frase conhecida que diz: “onde colocamos nossas expectativas é onde teremos nossas frustrações”. E como a minha expectativa em relação a cidade era zero, Taxco acabou ficando com o posto de uma das cidades mais incríveis que tive a oportunidade de conhecer.
E a primeira coisa que fiquei surpreso foi verificar, “in loco”, que todos os veículos de Taxco eram de uma única marca, cor e modelo.
Para quem não sabe, em Taxco de Alarcón, TODOS os carros e táxis são fuscas antigos e na cor branca.
Quando mandei um vídeo para um colega de trabalho, de uma sequência interminável de fuscas brancos em uma rua estreita de Taxco, ele simplesmente não acreditou.
Descobrir aquilo foi demais. Isso é mais uma das coisas que você só conhece quando pega suas coisas e parte…
Na verdade, são coisas que enriquecem a alma e ampliam significativamente nossos horizontes.
Até mesmo alguns dos meus melhores amigos não acreditam quando conto os mecanismos de um simples tour alcoólico, no esquema Pub Crawl, em algum país do leste europeu.
Contar, nos dias de hoje, que existe um lugar no mundo em que todos os carros são fuscas, fica difícil de acreditar, porém, são coisas que você só aprende viajando e conhecendo novas culturas (e placas de rua pelo mundo).
A segunda coisa que me surpreendeu foi saber que o pueblo mágico de Taxco possui uma das maiores minas de prata nas Américas e é ótimo para você comprar algum regalo por lá.
Taxco está encravado nas montanhas de Guerrero e no meio do caminho entre Cidade do México e o litoral, onde o Chaves costumava passar férias, de Acapulco.
As placas de rua que estão fixas nas casinhas brancas das ruas estreitas e serpenteantes têm um desenho legal com a cor prata de fundo para simbolizar o poder deste elemento químico naquele povoado.
Terceira calle de cena obscuras pode até ser um nome suspeito para nós, mas refere-se aos jantares no escuro que eram realizados entre as ruas Miguel Hidalgo e Pilita, na época da extração da prata pelos locais.
A prata está no sangue até mesmo das ruas e avenidas da cidade, pois a via principal leva o nome de avenida de los plateros.
O terceiro motivo que me fez gostar da cidade deve-se ao fato de, ainda que em menor escala, também ter um cristo redentor que está de braços abertos para a cidade no monte mais alto de Taxco.
Pegue um fusca táxi e confira!
Old Misa
haroldagro
janeiro 27, 2018 - 11:53 pm
Dilas que coisa “doida” todos os carros de uma mesma marca e cor parece algo surreal. Viajar é preciso, são nessas idas e vindas que encontramos achados como esses…
oldmisa
abril 9, 2018 - 4:00 pm
Surreal mesmo Harold!!
Vou te mandar o vídeo!!
Pura verdade o que você disse!
Abraço irmão!!
Thiago Macedo
janeiro 28, 2018 - 1:53 am
Meu irmão! Eu não posso perder um posto seu! Parabéns pela riqueza e pelo relato bem descontraído do lugar. Show de bola!
oldmisa
abril 9, 2018 - 4:03 pm
Cola!! Cola!!
Obrigado Thiagão!! Função!
Valeu demais! Abraço
Andre Luiz Lacerda Leite
janeiro 29, 2018 - 3:28 am
gostei muito do post, nos leva a conhecer lugares q ainda não tivemos o prazer de conhecer!!! obrigado!!!
oldmisa
abril 9, 2018 - 4:04 pm
Que bom que gostou!
Muito obrigado mesmo Dr. André!!
Sucesso!!
Michael Risco
janeiro 31, 2018 - 1:03 pm
Isso é que estadia! Puuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu … (o que aconteceu com meu teclado? Ah! Deixa pra lá.)
Parabéns pelo post, meu irmão.
oldmisa
abril 9, 2018 - 4:06 pm
Meu Deus! O que aconteceu com meu teclado??
Puuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu… rsrsrsrs…
Obrigado Riskawl!!
Abraço irmão!