#19 – Calle Ituzaingó – Montevideo – Uruguay
Quando cheguei no Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevideo, no vizinho Uruguai, fazia muito frio e o céu estava nublado. Não fiz câmbio ali, pois já sabia que era furada. Peguei o ônibus DM1 Punta Carretas até o nobre bairro de Pocitos. O ano era de 2013. Mesmo ano em que o então presidente do país, desfilava pelas ruas da cidade com um fusca azul.
Naquela época, uma grande parte dos meus amigos e familiares idolatravam Pepe Mujica, mas foi apenas pisar em solo uruguaio para descobrir que o “presidente mais pobre do mundo” não era tão querido assim na sua própria casa. Na verdade, ele era tratado como um louco.
Louco ou não, gostava da sua simplicidade e de algo que é uma marca uruguaia: levar a garrafa de mate debaixo do braço para qualquer lugar ao sair de casa.
Na verdade, essa é uma característica que distingue os uruguaios dos argentinos: Os hermanos preferem apreciar o mate apenas em casa.
E na companhia da erva-mate (Ilex Paraguaienses) e de uma gêmea super linda de Pocitos, que na época era apenas conhecida e hoje uma amiga e conselheira de viagens, deixamos o imponente Teatro Solís na direção da Calle Ituzaingó.
Localizada na Cidade Velha, a Ituzaingó nasce na Plaza España e termina na Rambla 25 de Agosto de 1825 ou mais conhecida ainda como Rambla Franklin D. Roosevelt.
Como na maioria das ruas de todo centro antigo da cidade velha de Montevideo (Montevidéu para nosotros), há duas placas de rua, mais o sentido da via. A primeira e mais alta, em cerâmica azul celeste (como a poderosa Seleção Celeste) e com traços dourados refere-se à nomenclatura antiga. Época em que o Uruguai ainda não era independente e ganha o seu primeiro nome: Calle de la Iglesia, em 1730.
A rua da Igreja faz menção a Catedral Metropolitana de Montevideo e é atualmente a principal igreja católica do país vizinho.
Aproveite seu tour e conheça a fachada neoclássica do Cabildo de Montevideo e caminhe um pouco na Praça da Constituição, enquanto as velhinhas passeiam com seus perros.
A partir de 1778, a mesma rua é renomeada e passa-se a ser denominada Calle de San Juan.
Após a independência do Uruguai, a famosa rua de 9 quarteirões, ganha seu nome definitivo e atual com a notável alcunha de Calle de Ituzaingó e isso ocorre em 1843.
Como nas outras ruas ilustres da capital, há uma placa verde com o brasão da cidade da República Oriental do Uruguai e o breve relato da história do nome gravado na placa.
Logo consigo entender que Ituzaingó não está ligada a uma pessoa, mas refere-se a uma batalha.
A Batalha de Ituzaingó é também conhecida como a Batalha do Passo do Rosário. Ocorreu em solo brasileiro, no dia 20 de fevereiro de 1827 e foi de fundamental importância para a definitiva independência uruguaia.
Ainda com minha câmera na mão consigo sacar uma foto de uma janela cheia de plantas e uma bandeira esfarrapada, mas com a combinação perfeita de amarelo e preto da equipe peñarol.
Minha amiga gêmea notou e me levou em um lugar que julgava ser legal para um brasileiro que corre futebol nas veias: Museu do Futebol no Estádio Centenário.
A entrada do museu é barata e vale a pena pelos troféus, cartazes de campeonatos mundiais, camisetas e uma infinidade de coisas relacionadas ao futebol.
Porém, o que consegui gravar na mente foi uma pergunta de um velhinho que devia trabalhar por lá e ficou todo ouriçado ao saber da minha origem.
(Isso aconteceu antes do 7×1, ok?)
– “Você sabe o nome das 3 pessoas que fizeram o Maracanã ficar mudo?” Essa foi sua pergunta e ele logo emendou – O cantor Frank Sinatra, o Papa e o nosso querido Ghiggia.
Para quem não sabe, o Ghiggia foi o autor do histórico gol na final da Copa do Mundo de 1950, realizada aqui no Brasil, e que nos tirou o doce da boca no último minuto.
Levei tudo na brincadeira e antes de voltar para a casa das gêmeas, uma parada estratégica no mercado para comprar umas patricias (cervejas).
Chegando no apartamento gigante, situado no bairro nobre de Pocitos, encontro com a outra irmã gêmea mais uma descontraída colega. A amiga das gêmeas era muito atraente e rapidamente desperto o interesse em saber mais sobre aquela chica, mas logo recebo um cartão vermelho e sou informado que aquela linda señorita tem dois namorados há bastante tempo e não queria mais problemas…
No problem… Logo a outra gêmea me aparece com um pilão de madeira, tipo amassador de alho e uma garrafa antiga de velho barreiro.
Não havia nenhum limão na geladeira, mas velho barreiro é um sinal de sorte na minha vida (como acontece quando avisto a bandeira da Finlândia).
Logo, deixo de lado as loiras (leia-se pilsen) de roupa provocante vermelha, chamadas todas de patricia e vou em direção a nevera e eis que encontro kiwis. O melhor que poderia encontrar.
Naquela época, a maconha não estava liberada, mas o efeito das kiwirinhas no corpo, foi o melhor de todos.
Reservei um dia para subir na moderna Torre Antel, da estatal uruguaia de telecomunicações. Vale a pena subir apenas pela vista do porto e da cidade.
Saindo de lá, fui em direção ao Mercado del Puerto para comer um autêntico churrasco. Gostei muito do lugar e a carne estava super boa. O cheiro único da carne assando na sua frente, com pura lenha é muito bom e recomendo fortemente.
A parte não tão legal é que as coisas são bem caras no Uruguai e se você está vindo da Argentina pode sentir o peso no bolso.
Mesmo assim, os Uruguaios são encantadores e gostam da gente. Isso é ponto bastante positivo.
Antes de deixar a capital e pegar o ônibus em direção à romântica e charmosa Colônia do Sacramento, as gêmeas mais guapas de Montevideo combinam uma pizza quadrada bem ao estilo Uruguaio para marcar minha despedida…
Pouco antes de sair, naquela que seria minha última noite em Montevideo, enquanto jogo pra dentro mais um pouco de Ilex Paraguaienses, uma das gêmeas deixa no ar que sua amiga atraente (aquela mesma que tem dois namorados), também se juntará a nós e que quer muito me ver…
…Ilex Paraguaienses
…Ilex Paraguaienses
Old Misa
Harold
janeiro 5, 2018 - 11:58 pm
Salve salve velho misa!!1
oldmisa
janeiro 16, 2018 - 4:01 pm
Salve salve velho Harold!!