#23 – Calle Pedro de Valdivia – Toconao – Chile
Antes de focalizar a placa de rua que estava aderida às rochas de origem vulcânica, em uma humilde e típica casa de esquina de Toconao – em pleno Deserto do Atacama – no Chile, uma placa de sinalização de trânsito surrupiou minha atenção. Com certeza, uma mescla entre as capas dos discos do “the best of – Men at Work” e do Nativus (hoje Natiruts).
A placa sinaliza atenção para as crianças jogando bola e está fincada na rua Pedro de Valdivia, ao lado da praça central do vilarejo atacameño de Toconao.
Pedro de Valdivia foi um militar e conquistador espanhol que liderou a Conquista do Chile. Assim como em Toconao, há placa de rua em homenagem a ele em quase todas as cidades do Chile. Além disso, ele foi o fundador das cidades mais importantes e antigas do país, incluindo a capital Santiago, Concepción e é claro, Valdivia.
Apenas lembre-se que está fundada em Valdivia, uma das melhores cervejas chilenas e que você não pode deixar de degustar, uma vez naquele país em formato de tira. Trata-se da Kunstmann miel.
Voltando para uma das regiões mais secas do mundo, Toconao está bem no norte do Chile, pertence à região de Antofagasta e está distante apenas 38 km de San Pedro de Atacama.
Será em San Pedro que você fixará base quando visitar o fantástico deserto do Chile.
Gostei muito e recomendo um hostel chamado Pablito. Foi uma das melhores camas que tive a oportunidade de descansar na vida. Não sei se era devido a exaustão pós-passeios, mas era diferenciada.
A dona do Pablito é incrível. Super simples, gente fina e atenciosa (psiu! ela vai te chamar pelo nome). Quando os tours saiam na madrugada, o café já estava pronto e com todas as coisas que falei que tinha gostado. Acho que ela gravou e colocou tudo (do que mais gostei) em abundância na mesa.
Toconao é apenas um vilarejo de 800 habitantes que não tem atrativos. Exceção é uma igreja ubicada na praça central, que tem o sino colocado (curiosamente) em um outro edifício separado e algumas lojinhas de artesanato.
As casas construídas com rochas de origem vulcânica realçam a arquitetura do Pueblo, mas o que faz de Toconao parada obrigatória é a sua localização.
Esse vilarejo é o primeiro passo para se chegar ao Salar do Atacama, a reserva nacional dos flamingos, ao vulcão Licancabur, ao imperdível Salar de Tara e as emblemáticas Lagunas Altiplanicas.
Prepare-se pois as paisagens serão as mais impressionantes de sua vida.
Há muitos tours organizados por empresas que levam os viajantes para conhecer as principais atrações do Atacama.
(Se encontrar com um motorista maluco conhecido por Turco Louco, mande um alô do Old Misa)
Claro que a melhor opção seria alugar um carro e um guia para ficar por conta, mas essa opção pesa muito no orçamento e ainda mais em um lugar que tudo é bem caro.
Recomendo ficar um ou dois dias além do planejado, para iniciar tranquilamente o processo de aclimatação.
Tripulação, vocês estarão em uma altitude muito elevada e apesar da beleza ímpar do Atacama, estarão também em um dos lugares mais secos do mundo.
Sua mochila (de ataque) deve conter colírio, óculos de sol, água, protetor solar, alguma coisa para mastigar e um sombrero.
Como você ultrapassará facilmente os 5.000 metros de altitude, pode ocorrer também dor de cabeça, falta de ar e náuseas, portanto leve também um kit básico com alguns comprimidos para nada disso atrapalhar sua trip.
Para um melhor processo de aclimatação, você deve começar com o passeio para o Vale da Lua. O lugar é incrível. Parece o planeta Marte e está cerca de 15 km de San Pedro de Atacama, porém, totalmente contrário ao caminho de Toconao.
Pode parecer bobo, mas não se esqueça de reservar uma noite para observar as estrelas e as constelações. Vale muito a pena! Como a umidade relativa do ar é baixíssima, o lugar é ideal para observar as estrelas e aprender um pouco mais sobre astronomia.
A diversidade de paisagens é realmente impressionante.
As Lagoas Miscanti e Miñiques, que você visitará no seu clássico tour Lagunas Altiplanicas é parada mais que obrigatória. Sua melhor foto será tirada nesse passeio, em alguma dessas duas lagoas.
Falando em lagoa, inclua um banho na Lagoa Cejar, que é a variante chilena do Mar Morto. Na verdade são três lagoas, mas você só pode tomar banho em uma delas. Como a água de coloração verde-esmeralda tem uma concentração altíssima de sal (4 vezes mais salgada que o mar), você vai achar o máximo ficar boiando sem precisar de nenhum esforço. Aproveite!
Você não deve retornar sem conhecer um lugar chamado Geyser del Tatio. Chegue bem cedo, de preferência de madrugada, pois é quando a atividade dos gêiseres é mais intensa. É maravilhoso, mas prepare-se para um frio de congelar sua alma.
Um dos meus melhores amigos (ele também está aqui e faz parte da nossa Cabin Crew/Comunidade PLACA DE RUA), foi uma vez para o Chile (em 2014) e ficou extasiado com o Atacama. Gostou tanto do local que voltou apenas para a região do deserto e ficou mais de uma semana por lá e mesmo assim ele não conseguiu ver todas as atrações.
O Deserto do Atacama é muito grande e diversificado. Não há espaço aqui para falar de todas as atrações. Não é aquele lugar para ir, tirar fotos e marcar um check como um lugar já visto da sua lista. Eu quero voltar e você também vai querer voltar… É um lugar para se sentir e desfrutar. E isso é especial!
Old Misa
Francisco EGIDIO
fevereiro 3, 2018 - 2:02 pm
Massa Misael é incrível mesmo o local. Vale muito apena conhecer. 👏👏👏👏👍👍👍
oldmisa
abril 9, 2018 - 3:48 pm
Vale muito a pena conhecer mesmo!! É mais que incrível o Atacama!
Valeu Egídio!! Obrigado!
Michael Risco
fevereiro 4, 2018 - 11:10 pm
Old misa, sua descrição do deserto me fez sentir a secura, intensidade e beleza do lugar. Obrigado por compartilhar essa história maravilhosa. Ansioso por mais posts e por visitar esse lugar incrível algum dia. Forte abraço, Michael Risco.
oldmisa
abril 9, 2018 - 3:54 pm
Show Michael Riskawl!! Obrigado por isso irmão!!
Vale muito a pena conhecer o Atacama! É mais que incrível!
Forte abraço!
Obrigado!!
Augusto Silva
fevereiro 5, 2018 - 12:55 pm
Top man… isso aí… melhorando a cada dia…
Como já foi comentado… dá super vontade de conhecer este lugar… e um dia irei… quem sabe em breve… áquele abraço… e parabéns!
oldmisa
abril 9, 2018 - 3:58 pm
Obrigado Mano Old Rufas!!
Com certeza você irá!
Ojalá pronto
Aquele abraço!!