#3 – Nevsky Prospekt – São Petersburgo – Rússia – Россия

Avenida Nevsky Prospekt em São Petersburgo, na Rússia

Tudo começou com a chegada na Estação Finlândia. Passo 3: Deixar o trem e entrar no suntuoso e profundo metrô de São Petersburgo, mais precisamente na estação Ploshchad Lenina. Antes (passo 2), claro, como bom curioso e ávido viajante, contemplar uma estátua de um homem que mudaria a Rússia para sempre.

Erguida em 1926, representa Lênin discursando para uma efusiva multidão, logo após regressar do exílio para deflagrar a Grande Revolução de 1917, que o levaria a assumir o poder e o destino dos Soviéticos.

Originalmente a cidade foi fundada como São Petersburgo, mas foi denominada Petrogrado em 1914 e passou a se chamar Leningrado em 1924, após a morte de Vladimir Lênin. São Petersburgo foi novamente retomado como nome oficial, após o desmoronamento da URSS, em 1991.

O Old também gosta de história, mas já vou voltar para o nosso assunto aqui, que é abordar sobre essa monumental Placa, da grande avenida czarista.

A Avenida Nevsky Prospekt, Невский проспект – em russo, foi projetada para ser “a grande Via do Futuro”. A homenagem deve-se ao herói nacional do século XIII, que enfrentou o exército sueco, Alexander Nevsky.

A Nevsky tem aproximadamente 4,5 km de extensão. É a artéria principal da Segunda maior cidade da Rússia (só perde para Moscou, claro).

Começa na Praça Ploschad Vosstaniya, onde há também, uma estação de metrô com ornamentos sofisticados de mesmo nome.

Aliás, as estações do metrô na cidade (na capital ainda mais) são tão atrativos quanto museus ou catedrais. Um espetáculo! Você vai se deparar com verdadeiros palácios quase no centro da terra.

Profundo, extenso, conectado, cheio de lustres e mármore. Quase todas construídas no período soviético com muito luxo e ostentação de símbolos comunistas para entusiasmar o proletariado.

Ao invés de ir de metrô até o Almirantado, você deve percorrer os quase 5 km da grande via, a pé.

Primeiro, porque você terá grandes chances de ver uma russa muito parecida com a Maria Sharapova dirigindo um automóvel Lada (não se engane, você se surpreenderá como são consumistas e têm preferência por bens de luxo) naquele trânsito intenso.

Segundo, porque você assistirá a tudo, do mesmo modo que um proeminente escritor do antigo império Russo, chamado Nikolai Gogol, descreveu a vida da avenida no seu livro, Avenida Nevsky (há uma estátua do gênio lá).

Terceiro, porque ela é o centro da vida social desta “Janela europeia” e é o ponto de partida ideal para você explorar igrejas, monumentos, museus e queimar alguns (bons) Rublos com aquele tabuleiro de xadrez para seu brother. (ok, pode ser as Matriochkas dos líderes russos-soviéticos).

Ainda caminhando perdidamente (ou não) por ali, você observará o azul forte das Placas de Rua e dará graças a Deus por ser em russo e em inglês (foram colocadas para o 300º aniversário da cidade, e ainda bem que eles fizeram o mesmo em todas as linhas do   metrô), mas nas áreas mais afastadas as placas estão apenas em alfabeto cirílico russo (acredito que pode melhorar para o nosso lado com a aproximação da Copa do Mundo de 2018).

Se você percorreu toda a avenida (com um calçado confortável, espero), notará o seu fim com a fachada imponente do Almirantado à esquerda e será maravilhosamente recompensado com um vasto tesouro que estará um pouco mais a frente, à direita, trata-se do Museu Hermitage.

Provavelmente você estará muito cansado quando chegar do passeio. Não se esqueça de tirar os sapatos antes de entrar na sua habitação. Diga SIM para a água pelando de quente que acabou de sair do Samovar e peça uma recomendação para a escolha do chá à funcionária do hostel (mesmo que o quepe de marinheiro – perfeitamente desalinhado – não consiga disfarçar sua verdadeira identidade, pois você apostará todas as suas fichas “all-in”, cegamente, como ela é sósia da bond girl Barbara Bach. Ok, o Old entende que você está no paraíso das Vodcas).

Agradeça pelo dia de sol e mostre enorme gratidão pela temperatura amena.

Old Misa

#2 – Calle Abtao – Valparaíso – Chile
#4 – Calle José María Dalence – Sucre – Bolívia

Deixe uma resposta