#21 – Rua João de Deus – Beberibe – Praia de Morro Branco – CE
Saindo da capital Fortaleza para o leste, pela rodovia CE-040, o seu olfato rapidamente captará o cheiro das castanhas de caju sendo assadas e a sua visão se perderá nos aerogeradores, que aproveitam aquela ventania do litoral cearense para converter energia eólica em elétrica. 90 km depois, entre em Beberibe e trate de deixar o seu coração por lá.
Beberibe é um município pequeno do litoral cearense, localizado entre a capital Fortaleza e o destino hippie de Canoa Quebrada. Com certeza é o lugar certo para você curtir uma das praias mais lindas do Nordeste e não querer mais sair daquele labirinto de falésias impressionantes e coloridas.
O lugar é realmente muito bonito e é conhecido pelo artesanato, pelas praias de Morro Branco e principalmente pelo monumento natural das falésias.
Não faça como a maioria dos turistas que abarrotam vans brancas na capital e são despejados nas falésias de Beberibe, por cerca de duas horas, para tirar fotos e se perder naquele labirinto encantador de areias multicoloridas, para depois seguir viagem.
Você que é da Tripulação de Cabine da comunidade PLACA DE RUA, deve reservar pelo menos dois dias (e de preferência durante a semana) para explorar, conhecer e descansar nesse paraíso chamado Beberibe.
Depois de curtir o mar maravilhoso (um pouco agitado, talvez) e a areia super branca da Praia de Morro Branco, uma das melhores estratégias para continuar se deliciando pela beira-mar cearense é ir até a cooperativa de bugueiros, que está logo na entrada da cidade, e alugar um bugue com um motorista credenciado.
Não é caro e vai fazer toda a diferença na sua trip.
Peça seu passeio com emoção (sempre)!
Peça para ele te levar até a Barra de Sucatinga. Simplesmente desfrute do percurso, sentindo a brisa da maresia no rosto enquanto o bugue beira o mar e os coqueiros retorcidos resistem bravamente ao sol.
Falando em sol, não se esqueça do chapéu, dos óculos escuros e do protetor solar. Adicione água de coco gelada a essa lista.
Sorria. Você está no Ceará!
Antes de partir para tirar o sal do corpo, na Lagoa do Uruaú, uma pausa na famosa Praça da Mentira.
O lugar ganhou este nome devido aos vários encontros que os pescadores de Beberibe realizavam no final da tarde para falar das pescarias do dia e quem sabe “aumentar” um pouco seus feitos.
O legal é que esse costume ainda existe por lá até hoje e o sucesso dessa tradição permanece entre os moradores de Beberibe…
Se não curtir a praça e suas estórias, vire-se para o outro lado e desfrute da melhor vista da Praia de Morro Branco.
Na verdade, um dos mais impressionantes mirantes que já vi e não é estória de pescador.
Você não pode ir embora sem apreciar essa vista. Não deixe de fora do seu passeio!
A placa fixada na Praça da Mentira é legal, mas foi na rua João de Deus que uma senhora estava vendendo algo muito típico daquele lugar: garrafinhas de areias coloridas.
E isso merece todo o nosso crédito hoje.
João de Deus refere-se ao conhecido centro espírita da cidade, que desenvolve suas atividades segundo a doutrina dos espíritos, com base nas ideias de Allan Kardec.
Porém, o que mais me interessa aqui é que aquelas garrafinhas de areias coloridas representam o rico artesanato daquela região.
Posso até confessar que o admirável slogan “onde um pneu é um pneu”, da empresa Gerardo Bastos (que também aparece em todas as placas de rua da capital Fortaleza e você viu um exemplo aqui, no nosso post #13), tenha concorrido para que a PLACA DE RUA João de Deus, figurasse aqui nesta publicação.
Voltemos para as casinhas e os coqueiros (perfeitamente retratados) dentro das garrafinhas de areia.
Trata-se do souvenir mais representativo de Beberibe.
A tradição do artesanato é perpetuada por meio das mãos das mulheres rendeiras e pelos simpáticos artesãos de Beberibe.
Veja como é legal a renda no vestido ou naquela bolsa de praia que está tomando forma o nome de Morro Branco e que você pode facilmente presentear alguém próximo da sua família.
Veja como é legal coletar e transformar a areia colorida de diferentes tonalidades das falésias em pura arte dentro daquelas garrafinhas minúsculas.
Old Misa