#12 – Rue Charles Dullin – Lyon – França – France
Do mesmo modo que a capital Paris e a mediterrânea Marseille, a linda cidade de Lyon é atualmente dividida em arrondissements. A expressão arrondissement pode ser traduzida como distrito, bairro, zona, setor, freguesia… Uma espécie de subdivisão para servir de referencial e melhor organizar a cidade. E que espetáculo de cidade.
Enquanto a cidade luz é dividida em 20 arrondissements (saiba apenas que o primeiro, ou melhor – 1er – é o do Louvre), Lyon é fracionada em somente 09 arrondissements.
E a primeira informação que a magnífica Placa de Rua de hoje nos revela é que a Rue Charles Dullin pertence ao Segundo (2ème– deuxième = Segundo) arrondissement.
Implicitamente, ela também nos revela que está localizada próximo a zona central, pois a sequência parte do centro da cidade para os arredores, em ordem crescente.
Certamente, o melhor informe desta Placa de Rua de Lyon 2ème é saber que Charles Dullin foi um eminente ator e diretor de teatro e cinema francês.
Nasceu em 08 de maio de 1885 em Yenne, na Savoie e iniciou sua brilhante carreira teatral em Paris, em 1903.
Trabalhou na formação de comediantes e conseguiu formar seu próprio grupo de trabalho em 1921 com o nome de Théatre de L’Atelier. Representou peças de autores clássicos e famosos e melhorou substancialmente a qualidade teatral francesa.
Charles Dullin faleceu após a 2º Guerra Mundial, em 11 de dezembro de 1949, em Paris – França, mas até hoje é reverenciado nas cênicas da França, prova disso é visto na Capital histórica da sua região Savoie, na charmosa Chambéry, com o seu nome na fachada do Teatro da Ville de Chambéry.
Tenha em mente que a oferta cultural de Lyon é muito mais que teatro e bem variada, com museus, festivais (destaque para o festival das luzes ou festa do 8 de dezembro ou melhor: Fête dês Lumières), Ópera, monumentos, cinema…
A capital da gastronomia (acredite, Lyon desfruta de 15 restaurantes estrelados by Michelin) tem lugares maravilhosos e preços honestos (aqui não cabe os estrelados) para se comer uma boa comida com pão de qualidade e vinho na mesa.
Lyon,
ONLY LYON!!
Para descansar e tirar aquele melhor cochilo pós-almoço e sem preocupação caminhe até o Parc de la Tête d’Or, escolha um bom lugar na grama e tire seus botas um pouco para melhorar a circulação e captar a boa energia da terra. Limpe a sua mente.
Antes de comprar aquele queijo (com odor estranho) na feirinha na beira do Rio Rhône, percorra as ruas estreitas da Vieux Lyon e beba alguma coisa legal por lá.
Pegue o funicular até a Basilique Notre Dame de Fourvière. Simplesmente contemple a melhor vista de toda a cidade ao lado da imponente basílica.
Carpe diem!!
Old Misa